sábado, 29 de março de 2008

Quase Líquido


Mostra usa Tietê para discutir crise urbana

Publicidade
SILAS MARTÍ
da Folha de S.Paulo

O leito pegajoso do Tietê dificulta a navegação dos barcos. Às margens do rio, filas de carros se formam num mar de luzes imóveis --a velocidade média no horário de pico chega a 22 km/h, menos do que quando São Paulo tinha bondes movidos a tração animal.

O rio que mais emperra do que flui serve de metáfora visual para a mostra "Quase Líquido", que o Itaú Cultural abre hoje. Num acesso panfletário, o artista Eduardo Srur montou nas margens do Tietê uma instalação com 20 garrafas PET infláveis de 11 m de comprimento e 3 m de altura.

Leo Caobelli/Folha Imagem

Garrafas PET gigantes de Eduardo Srur às margens do rio Tietê ficam iluminadas à noite
Iluminadas com luzes coloridas, vão ser contraponto ao vermelho dos faróis no congestionamento. "O rio Tietê é um símbolo do erro urbanístico de nossa cidade", diz Srur, que há dois anos pôs cem caiaques ao longo de 4 km do rio Pinheiros.

Num lugar bem mais visível, em plena avenida Paulista, Débora Bolsoni instalou grades na fachada do Itaú Cultural, uma denúncia do medo da violência que imobiliza a metrópole.

"A gente cuspiu para cima e isso está caindo na nossa cara agora", diz o curador Cauê Alves, que usou na mostra o conceito de modernidade líquida do polonês Zygmunt Bauman. Depois da polarização do mundo entre capitalismo e comunismo no pós-guerra, o filósofo previu um mundo moderno de relações fluidas entre pessoas, economias e Estados.

Mas a modernidade brasileira ficou no meio do caminho. "Não vivemos uma modernidade líquida se precisamos de uma lei para as pessoas se moverem na cidade", provoca Alves, lembrando o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da mobilidade urbana.

Contra a paralisia, o mexicano Héctor Zamora instalou 36 ventiladores de teto no espaço expositivo. O vendaval que se forma sobre as obras parece soprar a bolha de sabão que flutua num vídeo de Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander.

No subsolo, Rosângela Rennó projeta imagens sobre uma cortina de vapor, invertendo a idéia de cinema, já que é o suporte que está em movimento, e não a imagem. "A fumaça rouba contraste e produz um movimento que não existe", diz.

São tentativas de fixar aquilo que não pegou até agora na metrópole explorada por esses artistas --a realidade como utopia em construção.

QUASE LÍQUIDO
Quando: abertura 26 de março, às 19h30; de ter. a sex., das 10h às 21h; sáb. e dom., das 10h às 19h; até 25/5
Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149; tel. 0/xx/11/2168-1776)
Quanto: entrada franca

70 ONGs fazem a festa pra você!

quinta-feira, 27 de março de 2008

sábado, 22 de março de 2008

A comunicação digital está redesenhando a forma de participação social


Redes sociais digitais, videomakers, site de motoboys, literaturas e blogs, sites indígenas e portais da periferia, são estes os exemplos do advento de uma nova cultura midiática não mais baseada na forma comunicativa do espetáculo, mas caracterizada pela criação espontânea e coletiva de conteúdos e pela sua difusão nas redes, e de uma nova forma de cidadania em rede, que possibilita a tomada de decisões de forma colaborativa e a reversão de antigas formas de exclusão.

A comunicação digital está redesenhando a forma de participação social, caracterizada por uma forma inédita de protagonismo comunicativo que supera as tradicionais separações entre centro e periferia, possibilitando, pela primeira vez na história, uma tomada coletiva de palavra que permite a cada sujeito criar o seu próprio conteúdo e difundi-lo, sem intermediários, pela Internet.
Através das novas mídias, novos públicos estão surgindo, novos atores sociais, antes marginalizados, tornaram-se visíveis e ativos. É preciso ouvidos e olhares eletrônicos para ouvi-los e enxergá-los. É preciso uma nova forma democrática e uma nova territorialidade informativa para habitar estes novos horizontes sociais digitais, meta-geográficos e tecnologicamente vivos.
Além de expor à reflexão essa nova forma tecnológica do social e esses novos protagonismos, a segunda edição do Seminário Mídias Nativas promoverá um debate entre os próprios comunicadores indígenas e jovens produtores da periferia e especialistas de diversas áreas, em uma iniciativa pioneira, idealizada pelo Centro de Pesquisa da Universidade de São Paulo Cepop/ATOPOS em colaboração com o LEER/FFLCH e a Aberje.

quinta-feira, 20 de março de 2008

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É TEMA DE CURSO À DISTÂNCIA

Objetivo é orientar profissionais para ações socioambientais
A convergência de conceitos como cidadania, ética e ecologia para a elaboração de projetos voltados para o desenvolvimento de ações educativas sintetiza a proposta do curso de Educação Ambiental oferecido pelo Senac Educação a Distância (EAD). A instituição está com inscrições abertas para a capacitação. As aulas se iniciam no próximo dia 25 de março e serão desenvolvidas por meio da metodologia EAD, sem encontros presenciais, utilizando a internet e recursos didáticos on-line que combinam atividades colaborativas, estudo orientado pelo professor e auto-aprendizagem. Os interessados podem efetuar inscrição ou obter informações adicionais no www.senacead.com.br ou pelo (51) 3284.1990

terça-feira, 11 de março de 2008

UNIFIEO OFERECE CURSO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA ONGS

Curso avalia casos de sucesso e dá dicas de captação de recursos
O UNIFIEO abriu inscrições para o curso de extensão Captação de Recursos para Sustentabilidade de ONGs e Marketing Social na Prática, ministrado pela consultora para o Terceiro Setor Fernanda Dearo. O treinamento é intensivo, aplicado em um único dia, 5. A metodologia compreende o entendimento de conceitos e teorias de processos para a captação de recursos, além de casos de sucesso e análise de procedimentos que não deram certo.

Fernanda Dearo, captadora de recursos há 13 anos e diretora de uma consultora do ramo, explica que as ONGs devem ser administradas como um empreendimento; com isso, aumentam as chances de uma ONG sobreviver no mercado e ampliar sua ação. As inscrições para o curso se encerram no dia 20 e podem ser feitas via internet, através do site http://www.unifieo.br/extensao/. Basta cadastrar-se com um login e uma senha e imprimir o boleto de pagamento.

Choque Cultural

quinta-feira, 6 de março de 2008

09/03 - Pedalada Dia Internacional da Mulher


09/03 - Pedalada Dia Internacional da Mulher Dia 9 de março mais de 500 ciclistas celebrarão o Dia Internacional da Mulher com um passeio pela cidade de São Paulo.
A iniciativa, do Clube dos Amigos da Bike (CAB), conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e foi organizada para incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte para as mulheres. O grupo sairá do Parque das Bicicletas às 10h e percorrerá cerca de 10 km, pelas principais ruas e avenidas da região do Ibirapuera (zona sul). O percurso será leve e terá duração de aproximadamente três horas.
As inscrições serão feitas no Parque das Bicicletas, a partir das 8h, ou pelo site do CAB, sempre mediante a doação de produtos licenciados.

Mais no site www.cab.com.br.

O Greenpeace divulga Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal

O Greenpeace divulga nesta quinta-feira (06/03) análise do Plano de
Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal,
lançado pelo governo Lula em março de 2004, envolvendo 13 ministérios
sob coordenação da Casa Civil. O relatório sobre os erros e acertos
do plano do governo será lançado durante coletiva de imprensa na sede
da organização ambientalista, em São Paulo.

O relatório aponta algumas explicações sobre as possíveis causas da
retomada do desmatamento, detectada no segundo semestre de 2007.
Segundo o governo, cerca de 7 mil quilômetros quadrados foram
destruído entre julho e dezembro do ano passado.

AVISO DE PAUTA

O QUE: Análise do Greenpeace sobre o plano do governo de combate ao
desmatamento na Amazônia

QUANDO: Quinta-feira - 06/03/2008

HORÁRIO: 10h00

ONDE: Sede do Greenpeace

Rua Alvarenga, 2331 - Butantã

Ref: logo depois da Ponte Cidade-Universitária

Feira Solidária


Venha conhecer de perto os empreendimentos de economia solidária que estão buscando uma nova forma de fazer economia! Uma forma democrática, justa e acolhedora, trocando a competição pela cooperação e colaboração. Adquira produtos elaborados com amor e qualidade e fortaleça a democratização da economia.


O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) vai participar, neste sábado, 08 de março, da “Feira do Charme” no Beco Fino. O evento ocorrerá das 10 às 17 horas e é uma realização do Escritório de Arte Sandra Setti. O objetivo é oferecer um espaço onde várias atividades culturais se desenvolvam concomitantemente, com livre acesso ao público.

Serão inúmeros expositores reunidos, com mostras de produtos como esculturas em pedra, ferro, madeira e vidro; cerâmicas, bonecas de pano, mosaicos, origamis, sabonetes, fotografias, tapetes, bijuterias, bolsas de fuxico, carteiras e camisetas bordadas à mão, luminárias, móveis rústicos e até venda de filhotes de cães.

No caso do Grendacc, segundo explica o coordenador do Voluntariado, Cleber Cruz, nesta primeira participação na feira será montado um estande com exposição de material institucional e informações sobre várias trabalhos desenvolvidos na entidade. “Nós temos, por exemplo, um setor de artesanato com venda permanente de produtos prontos ou sob encomenda, lembrando que toda a renda arrecadada tem como destino o tratamento de crianças e adolescentes portadores de câncer e de doenças hematológicas crônicas. Mas, para isso tudo, precisamos sempre do apoio e do trabalho do voluntariado”, lembra.

ONG de São José dos Campos (SP) leva curtas-metragens para as salas de aula

Começa neste mês de março e vai até agosto a maratona de 190
exibições de filmes do Projeto "Nas Asas do Cinema" na região de São
José dos Campos, Interior de São Paulo
.

A proposta é levar ao público filmes de curta-metragem que dificilmente chegariam às salas de cinema da região e promover sua exibição, seguida de debates. A
novidade fica por conta dos locais: as mostras não acontecerão em
cinemas comuns, mas em salas de aula de escolas, universidades e
locais públicos como centros de reeducação de jovens.
Patrocinado pela Concessionária NovaDutra, o projeto é uma realização
do Instituto Magneto Cultural e conta com o apoio da Prefeitura, por
meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Lei Municipal de
Incentivo à Cultura de São José dos Campos.

A meta de "Nas Asas do Cinema" é alcançar até agosto deste ano 24 mil
espectadores com a exibição de 19 curtas-metragens. Sua proposta é
abranger, além de estudantes da rede pública municipal do segundo
ciclo e da rede estadual de ensino médio, professores, arte-
educadores e estudantes de Letras, Pedagogia, História e Comunicação
Social em sessões especiais. As exibições envolverão ainda os
internos da Fundação Casa (que abriga jovens infratores) e do Centro
de Ressocialização Feminina (voltado a mulheres presas).

Segundo Wallace Puosso, Diretor Executivo da ONG Magneto Cultural,aprincipal proposta do projeto é agir para a democratização do acesso à produção nacional de cinema de boa qualidade, contribuindo para a formação de público e para a construção de uma consciência crítica a partir da linguagem audiovisual.

Grendacc realiza palestra no Paulista Polo Shop

SEMANA DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO

Em comemoração à Semana Municipal do Serviço Voluntário – de 1º a 07 de março, o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), vai realizar a palestra “Voluntariado e Transformação Social”. A palestrante será a biomédica Silvia Naccache, coordenadora de projetos sociais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e coordenadora da área de Organizações Sociais do Centro de Voluntariado de São Paulo. O evento ocorrerá no piso superior do Paulista Polo Shop, no dia 07 de março, às 19h30 e terá como público alvo não somente os voluntários do Grendacc, mas inclusive de outras instituições e a população de maneira geral.

Além do Centro do Voluntariado e do Fundo Social de Solidariedade, Sílvia, que é formada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), atua há quase dez anos nas áreas de responsabilidade social, terceiro setor e voluntariado.

A vice-presidente do Grendacc, Verci Andrêo Bútalo, reforça o convite a todos os interessados em participar. “Não é preciso inscrição. Basta levar uma lata de leite em pó integral, que será utilizada no reforço alimentar dos nossos pacientes”, explica.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 3395-3838, ramal 3836, no setor de Voluntariado.

Curso de CRIAÇÁO e GESTÁO de ONGs e OSCIPs E CAPTAÇÁO DE RECURSOS

Curso de CRIAÇÁO e GESTÁO de ONGs e OSCIPs E CAPTAÇÁO DE RECURSOS
Objetivo: Discutir o contexto do trabalho social, possibilitar a
criação de uma estrutura viável, oportunizar a formatação de projeto
social.
Programa: O processo de planejamento e construção da entidade, gestão e
elaboração de projetos social, eventos culturais como gerador de renda
para o 3º setor.
Público alvo: público em geral
Inicio em 12 de Março de 2008
Horário: 4a. feiras de 18:30h às 20:00h
Valor: R$ 200,00 à vista
VALOR C/DESCONTO P MEMBROS DO GRUPO R$80,00 (c/apresentaçáo do e-mail)
Informações:
Biblioteca do Est. do RJ
Av. Pres. Vargas, 1261 Centro RJ
Tel (21)2570.6789 ou (21)9405.3289 / (21)3970.0961

terça-feira, 4 de março de 2008

CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM PROJETOS CULTURAIS

Iniciativa é voltada para gestores, agentes culturais e empreendedoresO Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (Sefic), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), promoverá cursos de capacitação em projetos culturais, inicialmente na Região Nordeste e, posteriormente, no Norte e Centro-Oeste.
O objetivo é qualificar gestores e agentes culturais, e atualizá-los sobre a utilização da Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91); viabilizar a difusão de conhecimentos e informações; divulgar ações de financiamento e crédito voltadas para o setor cultural; orientar os empreendedores culturais - pessoas físicas e jurídicas - quanto ao processo de crédito, de modo a facilitar o seu acesso às linhas oferecidas pelas instituições financeiras que atuam em parceria com o MinC.

O curso terá início nos dias 3 e 4 de março, em São Luís. Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador são as próximas capitais do Nordeste a receberem a iniciativa.

Interessados em participar dos cursos poderão inscrever-se pelo endereço eletrônico curso.mincne@gmail.com. A mensagem - na qual deverá constar o nome completo e o número de RG - terá que ser enviada até às 18h do último dia do período de inscrição em cada cidade, conforme o seguinte calendário:

Fortaleza e Natal - até 3 de março
João Pessoa e Recife - de 10 a 14 de março
Maceió e Aracaju - de 17 a 24 de março
Salvador - de 24 a 31 de março